quarta-feira, 12 de março de 2008

BBB




Li em uma revista de algumas semanas atrás que um dos ex-confinados do BBB8 pronunciou todo orgulhoso: "Graças a Deus, nunca li um livro na minha vida?". Então fiquei pensando (sim, porque eu leio, logo penso)... É óbvio que uma múmia dessas (perdão, múmias, pelo insulto!) não leu nada mesmo. Se tivesse lido uma mísera coletânea de poesias recolhidas nas portas dos banheiro de rodoviária, não se orgulharia de nunca ter lido diante de um país inteiro.
Eu não condeno quem assiste o programa, pelo contrário. Eu mesma acompanho sempre que estou em casa naquele horário... entre um bate papo e outro, com a TV ligada, não há como não dar 'uma espiadinha'. Só que a frase deste cara me fez parar pra pensar: Por que eu acabo prestanto atenção no programa?
Na minha opinião, o BBB não deixa de ser um experimento científico. Independentemente de terem sido 'as cobaias' selecionadas pela produção do programa, pelo dono da emissora ou pela minha mãe, depois que elas estão lá dentro da gaiola, já era! Tampouco me importa os objetivos que levaram cada um deles a se 'voluntariar' para viver sob vigilância e exposição. Pra quem estuda a vida, como eu, o comportamento humano é realmente intrigante; é um assunto que sempre gera uma série de controvérsias e muitas relativizações.
E dá até pra refletir, é até bom observar aquelas criaturas humanas isoladas do mundo aqui de fora (sem televisão e jornais) pra ter uma idéia de como seria se fôssemos nós ali. Quantas semanas eu agüentaria? Quantas semanas eles me agüentariam? Programas como o BBB, neste sentido, até exercitam o auto-conhecimento.
Porém, é muita grana arrecadada a cada semana, não é mesmo? E não é o dinheiro em si que me espanta, pois cada um faz do seu dinheiro o que bem entender, mas há todo um envolvimento. São as ligações, as SMS, os acessos ao site para a votação. Isso tudo demonstra que o povo realmente se envolve. Falam em BBB por todos os lugares: no salão de beleza, no ônibus, na fila do supermercado com a mocinha do caixa, com os filhos na hora do café da manhã... Torcem e vivem aquela disputa como se fizessem parte dela, sem se dar conta que o milhão vai para o bolso de um estranho e os outros muitos milhões pro bolso de outro... Impressionante!
E o Bial, hein? Um correspondente conceituadíssimo, um brilhante cronista, um intelectual que já leu tantos livros... Entretanto ele está lá, envolvidíssimo nas fofocas e até tomando partido por alguns concorrentes abertamente.
Bom, eu seria muito cruel se fizesse a seguinte pergunta?
-Por que, ao invés de ficarem gastando os dedos em ligações, mensagens e sites, não vão ler um livro?
Seria, né? Não vou fazer então! rsss...

PS: Não concordo com alguns membros da imprensa sensacionalista que, por pura falta de raciocínio, descrevem esses reality shows como "o espelho da sociedade brasileira". Não são. Não são mesmo!!!! Se fosse assim, o Brasil já teria afundado há muito tempo na lata de lixo da História!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails