domingo, 25 de abril de 2010

Circos e Palhaços...


Odeio palhaços. Acho que tenho medo. Não sei. Simplesmente detesto. Desvio deles até em festinhas de crianças. Não gosto mesmo.
A razão pode ser porque, quando criança, acompanhava as sessões de filmes nas madrugadas insones da minha mãe (nossa insônia deve ser genética). E víamos os filmes que passavam na Globo. Era a única emissora que ‘amanhecia’ na cidade. Até hoje acho que é a única. Passava muito filme de suspense e de terror. Foi nesses tempos que assisti “O Destino de Poseidon”, “ O Inferno na Torre”, “A Mosca” e “Poltergeist (!!!!)”. Aquele maldito palhaço debaixo da cama. Maldito!
Pois pra piorar meu pai adorava nos levar no circo. Não passava muito tempo em casa com a gente. Então, quando vinha nos ver, nos levava pra passear sempre. O programa predileto dele era nos levar ao circo! Porque quando ele era criança, essa era a maior diversão, o maior espetáculo da terra, sabe? Sabe.
Vivemos agora em outros tempos. Tempos do Cirque du Soleil. Este é espetáculo mesmo. Espetáculo artístico de dança, ginástica artística, cenários, figurinos, luzes. Um show. Bem diferente dos circos que o pai levava a gente. Aqueles em que eu implorava pra chegar logo o globo da morte com as barulhentas motocicletas circulando dentro daquela esfera de tela metálica, fazendo aquele som infernal, insuportável.
Nunca menos insuportável que aqueles palhaços bizarros que se achavam bem engraçados e que me deixavam muito desconfortável com o nó que se formava na minha garganta durante suas idiotices. Pelo menos o globo da morte era o anúncio de que a tortura estava acabando. Era a última atração sempre. Uma vez um circo inventou de colocar palhaços pra “animar” o globo da morte. E eu voltei pra casa horrorizada.
Mas o Cirque du Soleil é bem diferente. Tenho muita vontade de assistir e faz tempo. Quando eles estiveram em Porto Alegre em 2008, infelizmente demorei pra ir comprar ingressos e havia acabado. Não vi o espetáculo “Alegría” que meus amigos classificaram como fantástico. Então decidi: desta vez, eu vou!
Fui até um dos postos de venda de ingressos. Toda feliz. Quidam é o nome do novo show. Tinha um cara na fila com um jornal “O Globo”. O que um porto alegrense fazia com esse jornal, foi o que eu me questionei. Então eu vi que ele lia uma crítica do espetáculo. Pedi pra dar uma olhada. Entre uma linha e outra, eis que surgem as seguintes palavras: “E o palhaço. Palhaço? Ele está em todos os cantos e em quase todas as cenas. O roteiro refere-se a ele de forma direta, apesar das inúmeras brincadeiras que ele faz com a platéia...”
Saí da fila e fui pra casa. Não gosto mesmo de palhaços. Odeio. Deve ser trauma. Ou medo.

7 comentários:

legalmente loira... disse...

amiga,
adorei o texto.
super bem escrito.
bem eu fui ao cirque pela terceira vez.
sou apaixonada e não sei dizer a você do qual espetaculo gostei mais.
é pura magia.
estou com muitas saudades
que aconteceu que sumiu.
fico preocupada.
abraços e carinhos da rita.

Ilaine disse...

Que belo texto, Mari. Há traumas que carregamos conosco por toda vida. Quando criança eu morria de medo de Papi Noel. Cheguei a desmaiar nos braços de meu pai. Assustava-me com sua máscara.

Beijo

Luciana Andrade disse...

hahahahahha
flor, eu também o-d-e-i-o palhaços!!!!
Uma vez caí da arquibancada por causa de um..rs
beijos meus

Amanda Mirasierras disse...

Nossa, eu tb odeio palhaço! E não podia imaginar que tem palhaço nesse espetáculo... fiquei tristemente surpresa! =P

legalmente loira... disse...

desejo um
domingo muito feliz, com amor e paz no coração
Bjo carinhoso.

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do CÉU
E apenas menor que Deus.
(Mário Quintana)
vc é muito especial

Pensando disse...

Pais contratam 'palhaço do mal' para aterrorizar crianças por uma semana.http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1568879-6091,00-PAIS+CONTRATAM+PALHACO+DO+MAL+PARA+ATERRORIZAR+CRIANCAS+POR+UMA+SEMANA.html
Sim, isso acontece, por incrível que pareça. Li a notícia e lembrei de você. rsrsrs
Beijo menina

legalmente loira... disse...

oi linda menina da sandalia verde.
aonde anda você??
saudades com bjos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails